Nem sempre o tratamento clínico é suficiente para corrigir queixas recorrentes de congestão nasal, mal estar, dores de cabeça e sensação de pressão na face. Esses sintomas, característicos das sinusites de repetição ou sinusite crônica – processo inflamatório na mucosa dos seios da face – podem ser eliminados através da sinusectomia, a cirurgia para sinusite.
Causas, diagnóstico e tratamentos da sinusite
As principais causas da sinusite são infecções virais ou bacterianas, processos alérgicos, alterações anatômicas e até mesmo tumores nos seios da face ou no nariz.
O diagnóstico da sinusite é feito pelo médico otorrinolaringologista que analisa o histórico do paciente e seus sintomas, combinados com endoscopia nasal e tomografia de seios da face.
O tratamento cirúrgico é uma alternativa para os casos em que o uso de medicamentos não é suficiente para controle da sinusite, uma vez que a sinusectomia é capaz de desobstruir os seios da face, melhorando a sua ventilação e também a respiração do paciente.
Sinusectomia
A cirurgia para sinusite (sinusectomia) é realizada através da técnica de cirurgia endoscópica nasal, acessando diretamente as narinas, por vídeo, sem que haja necessidade de uma incisão externa para a desobstrução dos seios nasais.
O procedimento pode durar entre 1 e 3 horas, dependendo de cada caso. A cirurgia para sinusite também pode ser associada à septoplastia e à rinoplastia, conforme necessidade ou desejo do paciente.
Hoje através do vídeo, temos uma cirurgia muito mais segura, controlada e com menor chance de sangramento.
Pós-operatório da sinusectomia
Geralmente o pós-operatório da sinusectomia é tranquilo. Nos primeiros dias o paciente pode sentir o nariz obstruído ou congestionado devido ao edema e à formação de crostas de sangue no local. Pacientes mais sensíveis podem sentir dor leve, mas facilmente controlada com o uso de analgésicos comuns indicados pelo cirurgiãol.
O paciente é liberado para retornar ao trabalho geralmente 1 semana após a cirurgia de sinusite e sua recuperação completa pode levar um período de até 3 meses. O sucesso da sinusectomia irá depender dos cuidados pós-operatórios que envolvem a higienização correta do nariz e acompanhamento médico.
Dr. Carlos Ballin – Otorrinolaringologia & Rinoplastia em Curitiba