A rinoplastia é uma cirurgia muito procurada por pacientes que buscam corrigir alguma questão funcional do nariz ou então para melhorar sua harmonia com o restante da face.
Em relação às melhorias estéticas, com a rinoplastia é possível modificar:
- Tamanho do nariz
- Formato e/ou ângulo da ponta nasal
- Largura e/ou curvatura do dorso
- Largura da asa
- Tamanho das narinas
O objetivo e as expectativas da rinoplastia são alinhadas nas consultas pré-operatórias para que o resultado seja o mais satisfatório possível, tanto para o paciente quanto para o médico responsável. Esse alinhamento inicial é importante para o entendimento de que cada pessoa é única e suas características faciais externas e internas são individuais.
Como é feita a rinoplastia?
A rinoplastia é realizada geralmente sob anestesia geral, e tem duração de 3 a 6 horas, dependendo da complexidade de cada caso.
Técnicas de rinoplastia
As principais técnicas de rinoplastia utilizadas atualmente são: a rinoplastia estruturada e a rinoplastia preservadora.
A rinoplastia estruturada busca otimizar as funções do nariz e fortalecer sua estrutura, dando atenção principalmente à sustentação da ponta nasal e trazendo resultados mais refinados à rinoplastia.
Já a rinoplastia preservadora, como o próprio nome indica, é uma técnica que tende a preservar a estrutura nasal do paciente, sendo indicada para alguns casos específicos.
Existem também as técnicas de rinoplastia aberta e rinoplastia fechada, que se diferenciam pela via de acesso em que o procedimento é feito.
Na técnica de rinoplastia aberta o cirurgião tem maior visibilidade das estruturas nasais através de uma incisão feita na columela (região entre as 2 narinas). Já na rinoplastia fechada os cortes são feitos na parte interna das narinas, sem uma cicatriz externa. A via de acesso é escolhida geralmente em conjunto com o paciente, dependendo do plano cirúrgico.
Pós-operatório da rinoplastia
O sucesso da rinoplastia irá depender dos cuidados pós-operatórios tomados pelo paciente. As recomendações incluem repouso de cerca de uma semana, dormir de barriga para cima com a cabeça mais elevada em relação ao corpo, gelo em face nos primeiros 3 dias, cuidados com a alimentação e uso dos medicamentos prescritos .
A realização de exercícios físicos e outras atividades mais pesadas vai depender da evolução de cada paciente, sendo recomendado esperar no mínimo de 14 a 21 dias pós-rinoplastia. A exposição ao sol também deve ser evitada até a liberação do médico.
Geralmente o paciente é liberado para retornar ao trabalho e retomar suas atividades de rotina em cerca de 1 semana.
Dr. Carlos Ballin – Otorrinolaringologia & Rinoplastia em Curitiba