O dorso nasal é a estrutura do terço médio do nariz formado por osso e cartilagem que, em alguns casos, cresce demasiadamente formando uma giba nasal desproporcional aos demais elementos da face, o famoso calo no nariz que incomoda tantos pacientes.

A giba nasal pode ser herdada geneticamente ou se formar depois de traumas e lesões no nariz, quando o osso ou a cartilagem dorsal não cicatrizam como deveriam.

Em outros casos a sensação de que o dorso nasal é grande ou torto acontece quando a ponta nasal é mais baixa, evidenciando a inclinação desregular do nariz, principalmente quando o paciente é observado de perfil.

Felizmente essa característica raramente afeta a respiração do paciente, ao contrário do desvio do septo, por exemplo, que costuma alterar tanto a estética quanto a funcionalidade do nariz.

Como a cirurgia de redução do dorso nasal é realizada?

A rinoplastia de redução do dorso nasal irá reduzir a cartilagem e o osso excedentes, o que pode ser feito através de diferentes técnicas. É muito difícil hoje não associarmos alguma alteração da ponta nasal após alterarmos o dorso.

Pós-operatório da rinoplastia de redução do dorso nasal

O período de pós-operatório de uma rinoplastia de redução do dorso nasal é muito parecido com o da maioria das cirurgias nasais, exigindo repouso, uso dos medicamentos indicados pelo médico, e evitar exercícios físicos por algumas semanas. O paciente precisa seguir os devidos cuidados passados pelo cirurgião responsável, bem como comparecer às consultas de retorno para garantir boa recuperação e resultados satisfatórios.

Dr. Carlos Ballin – Otorrinolaringologia & Rinoplastia em Curitiba

Agende sua consulta