A ressecção de asas nasais, também conhecida por alectomia, é a cirurgia responsável por diminuir a base do nariz. Geralmente o procedimento é realizado em pacientes que possuem como característica o famoso “nariz de batata”.
Através da ressecção das asas nasais é possível criar mais harmonia entre o nariz e os demais elementos da face, tornando as narinas menos abertas e largas.
Existe largura ideal do nariz?
Quando se fala em rinoplastia é importante lembrar que os traços individuais e étnicos de cada paciente são sempre levados em consideração. De qualquer forma, consideramos que a largura da base alar (distância entre as duas narinas) deve ser a mesma da largura dos olhos e da distância entre os cantos dos olhos.
Como a ressecção de asas nasais é realizada?
A cirurgia de ressecção de asas nasais (alectomia) costuma ser a última etapa de uma rinoplastia, após o reposicionamento das demais estruturas nasais.
A ressecção nada mais é do que a retirada de um segmento de tecido das laterais das narinas, que depois é reposicionado para o formato novo, tornando-se mais proporcional ao restante da face. A cicatriz é posicionada na curvatura externa nasal e, com o tempo, torna-se praticamente imperceptível.
Nem sempre o procedimento pode ser realizado isoladamente, já que a redução das asas pode interferir na ponta nasal, por isso as intervenções a serem feitas são cuidadosamente estudadas nas consultas de planejamento e preparação.
Dr. Carlos Ballin – Otorrinolaringologia & Rinoplastia em Curitiba