O desvio de septo nasal ocorre quando a estrutura que divide as narinas – o septo- está torto. O problema costuma causar incômodo entre os pacientes, levando principalmente a congestão nasal.
Diante dessa condição, muitas dúvidas surgem, principalmente quanto a necessidade de cirurgia, pós operatório e recuperação. Por isso, separei alguns mitos e verdades que vão ajudar a esclarecer as possíveis dúvidas sobre o assunto. Confira👇
-O desvio de septo pode voltar: ✅ Verdade. Quando a operação é feita muito cedo, em pessoas que ainda estão em fase de crescimento, porém cada caso deve ser individualizado e se operado na fase adulta, não deve voltar.
-Não precisa de acompanhamento médico após a cirurgia: ❌ Mito. É preciso realizar consultas frequentes após a cirurgia, limpeza e aspiração nasal. O acompanhamento pós operatório é de extrema importância.
– A cirurgia septoplastia muda a estética do nariz.❌ Mito. A cirurgia de desvio de septo não altera o formato do nariz, apenas a parte interna do nariz passa por mudanças, contribuindo para uma melhor respiração. Para mudar a estética, a cirurgia indicada é a rinoplastia.
-O paciente que tem desvio de septo pode não sentir sintomas: ✅ Verdade. Muitas vezes o paciente só descobre que tem o desvio de septo após uma avaliação médica.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto? Me conta aqui nos comentários!
🩺CRM/PR 27842 | RQE 17823
🏥Centro da Face e Otorrino – Cefor
📱41. 3222-4472 | 98406-4445